
Gestante, vamos conversar um pouco sobre seu direito?
Compartilhe
Você sabia que é direito da mulher o plano de parto e, se este direito for violado é considerado violência obstétrica?!
Mas Jamille, o que é o plano de parto e para que ele serve?
É um documento que lhe garante os seus desejos na hora do trabalho de parto, parto e pós parto.
É este documento, quando a parturiente é bem informada, que garante que aberrações - SIM VIOLÊNCIA OBSTÉTRICA SÃO ABERRAÇÕES - não sejam cometidas contra você.
Você sabia que já existe uma lei que te protege?
Você sabia que você pode processar quem comete violência obstétrica contra você?
Mas Jamille, o que você considera violência obstétrica?
Bem, não sou eu quem defino o que é violência obstétrica e sim o Ministério da Saúde e autores renomados.
Violência obstétrica engloba mais tratos físico, psicológico e verbal, assim como procedimentos desnecessários e danosos - aqui eu englobo o famoso cortezinho para ajudar o neném a nascer (epsiotomia) e a Manobra de Kristeller - manter a parturiente restrita ao leito durante o trabalho de parto, ocitocina de rotina (o famoso sorinho para acelerar o processo) e não mais comum a ausência de acompanhante durante todo o processo de parturição.
Costumo dizer: mulheres sabem parir e bebês sabem nascer, basta que estejamos em sintonia com a mulher e entregues de corpo e alma para aquele momento. Sim, nós como profissionais precisamos estar em sintonia total com o momento que é SEU MULHER!
Temos por obrigação fazer deste momento, onde você e seu bebê são os protagonistas, como único, prazeiroso (sim, o PARTO NORMAL pode ser muito prazeiroso e sem todo este mito de que é coisa de índio, mas isso vem em outro post).
Voltemos para a Violência Obstétrica.
A famosa: mãezinha estou empurrando sua barriga para ajudar tá?! Não, ele não está te ajudando, ele está fazendo você e seu bebê correrem risco e esta é uma manobra totalmente desnecessária e brutal.
O famoso cortezinho para ajudar o bebê a nascer porque, segundo eles o bebê não pode ficar no canal de parto por muito tempo se não sufoca, como sufoca se o que faz ele respirar ainda está ligado a ele e a mãe?! Estou falando aqui do cordão umbilical tá?!
Te privar de alimentação, te privar de sair do leito, te privar do acompanhante e da doula, também é violência obstétrica.
Te privar da Hora Ouro e do contato pele a pele, quando tudo favorece para isso, também é uma forma de violência obstétrica.
Espero, como enfermeira obstetra, que você gestante que está lendo este post possa e consiga ter seu parto de forma respeitosa. Que você se empodere para poder lutar por seus direitos e poder ser protagonista de um momento único na sua vida.
Espero que você brilhe!
Espero que você seja forte para lutar contra o sistema!!!
Enf Obstetra Jamille Nanis
COREN 502931-RJ